PeA

Assinala a opção que te parecer adequada em cada questão. No fim, confere as respostas. O teste está terminado quando esta mensagem for substituída pela percentagem obtida.

TEXTO A

ESTÁ NA MODA ___________(1) PORTUGUÊS!

CPnM.jpg

Na China, na África do Sul ou na Namíbia e, pasme-se, aqui mesmo ao lado, em Espanha, o português está em expansão. Ao ponto de Carlos Reis, filólogo, afirmar que, se tivesse de fazer sugestões sobre onde criar uma escola portuguesa de excelência, apontaria Madrid como ___________(2) «séria candidata». Só depois Paris e São Paulo.

Em Espanha, em 20 anos, passou-se de 100 para mais de 10 mil alunos. Destes, 72 por cento são espanhóis. «Há um refrescamento da imagem de Portugal. Figo tem alguma coisa a ver com isso», diz o Professor.

Os dados constam de um estudo sobre a internacionalização da língua portuguesa, coordenado por este Professor de Coimbra e reitor da Universidade Aberta.

Os números do português, na verdade, já impressionam: 244 milhões de falantes em todo o mundo, entre os habitantes ___________(3) oito países que têm este idioma como língua oficial e os membros da diáspora. O Brasil conta com uma percentagem esmagadora, mas, em África, o português já é a terceira língua mais falada. Aí contam, sobretudo, Angola e Moçambique e a sua cada vez maior influência na parte sul do continente: 35 milhões têm hoje o português como língua de referência e, dentro de 20 anos, deverão ser 55 milhões. Quanto à China, o português já se tornou indispensável – para os negócios em África, claro.

Carlos Reis, todavia, põe algumas reticências nesta «retórica triunfalista», como lhe chama:

«Estes são falantes de povos e países que, infelizmente, contam pouco no concerto internacional».

O Professor não tem dúvidas de que este é um bom momento para se fazer a promoção do português, mas também sabe que «uma língua tem escassas possibilidades de se internacionalizar enquanto os países não se afirmarem noutras instâncias, sejam elas políticas, económicas ou científicas».

Fonte: Expresso, 5 de Julho de 2008 (texto adaptado no Teste Intermédio de Língua Portuguesa, em 2010).

Nota: Em 2014, a Guiné Equatorial, onde o português é a terceira língua oficial, aderiu à CPLP.

TEXTO B

Aprender Português em Espanha

O número de alunos do Ensino Básico e Secundário espanhol a aprender Língua Portuguesa triplicou nos últimos cinco anos, atingindo atualmente mais de 30 mil estudantes. Destes, 97% são alunos espanhóis e apenas 3% lusodescendentes.

Fonte: escolapt.wordpress.com (29 de Dezembro de 2015)

TEXTO C

A comunidade portuguesa no mundo conta com 5,3 milhões de pessoas, cujos principais países de fixação são: Estados Unidos da América, Brasil, França, Canadá, Suíça, Venezuela, Reino Unido, África do Sul, China (incluindo Macau e Hong Kong) e Alemanha.

Fonte: Jornal de Angola (10 de Junho de 2020).

----------
Referência: A1.001A
©Prof. António Pereira/Associação Ser Mais Valia - 2020
Criado com Hot Potatoes7 modificado

TESTE DE COMPREENSÃO

A. Clica na seta e escolhe a resposta adequada na lista de opções.
1.
Qual a palavra certa para completar cada espaço do texto?

a) Espaço 1
b) Espaço 2
c) Espaço 3

2. Que diferença de tempo há entre o texto A e o texto C?
3. Comparando o total de milhões apresentado no mapa do texto A e a informação do texto C, podemos dizer que a comunidade portuguesa no mundo:
4. Quantos são os países que têm o português como língua oficial? Atenção à nota no final do texto A.
5. Segundo o texto A, onde é que o português é a terceira língua mais falada?
6. Por que razão há um grande interesse dos chineses pela língua portuguesa?

7. Em 2015, havia 30 000 estudantes de língua portuguesa em Espanha. Segundo o texto A, quantos eram em 2008?
8. Em 2020, os países onde há mais portugueses são: 1. Estados Unidos da América, 2. Brasil e 3. França. De acordo com o mapa do texto A, qual era a situação em 2008?
.

B. Identifica nos quatro parágrafos iniciais do texto os antónimos (palavras com sentido contrário) de:

1. antes -
2. prescindível -
3. menos -
4. ínfima -
5. negar -
6. menor -


C. Lê atentamente as quatro definições de palavras no quadro abaixo apresentado e descobre-as no primeiro parágrafo do texto A. Clica na seta nos espaços numerados e escolhe a palavra certa.

1. Declarar com firmeza; dar por certo / Comprovar; corroborar; atestar.
2. Alargamento; ampliação / desenvolvimento.
3. Dar existência a / produzir / inventar.
4. Apenas, unicamente.

Nota: Definições adaptadas do dicionário online Infopédia.

Fala com o professor!

Tens dúvidas no exercício desta página? Preenche o formulário abaixo apresentado e, logo que seja possível, o professor vai responder-te!

Texto da mensagem: